CIRCULAÇÃO DE NOTÍCIAS NO ESPAÇO LUSÓFONO: intercâmbio jornalístico entre agências de notícias do Brasil e dos PALOPs

AGUIAR, Pedro; LISBOA, Juliana. CIRCULAÇÃO DE NOTÍCIAS NO ESPAÇO LUSÓFONO: intercâmbio jornalístico entre agências de notícias do Brasil e dos PALOPs. BRAZILIAN JOURNALISM RESEARCH, vol. 13, n. 3, 2017.

AGUIAR, Pedro e LISBOA, Juliana

O artigo aborda o intercâmbio de notícias entre o Brasil e os países da África de
língua portuguesa, operado por meio de suas respectivas agências nacionais de notícias. Entender de que forma se dá o fluxo informativo a partir das agências é o principal objetivo deste estudo. Para isso, fez-se uma pesquisa quantitativa e comparativa sobre o aproveitamento de textos de cada agência em todas as demais, por meio de análise de conteúdo sobre citações no material publicado em seus respectivos websites, no intervalo de maio de 2016 a maio de 2017. Apesar de fatos de grande repercussão internacional ocorridos no Brasil no período, o intercâmbio verificado foi mínimo.
Para analisá-lo, são aqui adotadas as perspectivas da Economia Política das agências de notícias, de Boyd-Barrett (1980), e de circulação de notícias (Machado, Medina.) O trabalho incorpora o conceito de território-rede à análise do intercâmbio de notícias e se concentra na análise das estruturas de produção da notícia. A esfera geocultural lusófona é entendida como um espaço de circulação de informações e propõe-se uma interlocução entre as Geografias da Comunicação e os estudos de jornalismo.

Compartilhe