Comunicação, Cultura e Políticas nas rádios do Poder Legislativo no Brasil: Identidade e perfil da programação da Rádio Senado e da Rádio Câmara.

BARROS, A. T.; BERNARDES, C. B.; MACEDO, S.M. Comunicação, Cultura e Políticas nas rádios do Poder Legislativo no Brasil: Identidade e perfil da programação da Rádio Senado e da Rádio Câmara. Latin American Research Review, v. 50, p. 207-227, 2015.

 BERNARDES, C. B., BARROS, A. T., e MACEDO, S.M.

O objetivo do texto é estudar de forma comparativa a programação e a identidade político-institucional das emissoras de rádio do poder legislativo brasileiro (Rádio Senado e Rádio Câmara), sob a perspectiva da comunicação política em interface com a cultura e a democracia. A hipótese que orienta o estudo é de que, apesar de terem sido criadas em 1998, essas emissoras são herdeiras da tradição de rádio educativo no Brasil, projeto iniciado na década de 1920. Conclui que tal herança persiste, mas com uma nova abordagem, cujo foco é a educação para a democracia e a cidadania. Permanece, porém, o modelo tradicional de comunicação política, baseado no poder unilateral do Estado de decidir o que o cidadão deve saber e de que forma a educação e a cultura devem ser tratadas.

Compartilhe