Comunicação e saúde: reflexões sobre o Sistema Único de Saúde em Palmas – TO e a saúde digital durante a pandemia de covid-19

VIANA, Cristiano Alves; MIRANDA, Cynthia Mara; LEFÈVRE, Fernando. Comunicação e saúde: reflexões sobre o Sistema Único de Saúde em Palmas – TO e a saúde digital durante a pandemia de covid-19. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 835–849, 2023.

LEFÈVRE, Fernando, MIRANDA, Cynthia Mara, e VIANA, Cristiano Alves

O objetivo deste artigo é refletir sobre o papel da saúde digital no acesso à saúde pública no contexto do Sistema Único de Saúde durante a pandemia de covid-19 em Palmas – TO. Para tanto, adotou-se como referencial teórico os pressupostos do campo Comunicação & Saúde e, como forma de análise, o método denominado Discurso do Sujeito Coletivo, que busca compreender os modos de pensar de um grupo social sobre dado tema. Neste caso, trata-se de moradores do condomínio Residencial Parque da Praia, situado em Palmas. Também se procurou entender em que medida essas pessoas estão inseridas no mundo tecnológico ou são excluídas dele, e qual a percepção delas sobre saúde digital, Sistema Único de Saúde, direito à saúde e à comunicação. O grupo se considera relativamente informado sobre esses temas e a maioria faz uso, no cotidiano, das Tecnologias da Informação e Comunicação e da internet. Entretanto, observou-se que a saúde digital é uma realidade ainda distante para essa comunidade.
Compartilhe