Comunicação Interna na Administração Pública Municipal: estudo de caso na gerência de educação e cultura de Naviraí

DOS SANTOS, Roni Silva et al. Comunicação Interna na Administração Pública Municipal: estudo de caso na gerência de educação e cultura de Naviraí. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 1, n. 1, 2017.

DOS SANTOS, Roni Silva et al

A comunicação tem sido um dos principais responsáveis pelo andamento, sucesso, efetivação dos serviços públicos e que consome a maior parte do tempo dos administradores. A comunicação interna (CI) é um tipo de comunicação utilizada como ferramenta indispensável nas organizações públicas municipais, sendo responsáveis por gerar informações necessárias na tomada de decisões, de forma ágil e eficiente. A demora do envio e o retorno das informações geradas por meio das ferramentas atualmente usadas para a CI têm sido um grande entrave para os administradores e aos colaborados dessas organizações públicas municipais. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo de viabilidade para implantação de um sistema de informação para comunicação interna que agilize o processo de comunicação e facilite a transparência do trabalho público. Para tanto foi realizada uma e entrevista com 30 funcionários da Gerência de Educação e Cultura (GEMED) de Naviraí. Após a compilação de dados foi possível perceber que o sistema de CI que é usado atualmente precisa de algumas mudanças, o que permite concluir que a criação de um sistema de CI próprio agilizaria o processo de comunicação e o deixaria mais transparente.

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