Comunicação ministerial no Facebook: uma análise comparativa de perfis de uso e engajamento

CARVALHO, Fernanda Cavassana de; MANCIO, Camila; MIOLA, Edna; VIRGOLINO, Juliana. Comunicação ministerial no Facebook: uma análise comparativa de perfis de uso e engajamento. In: XIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. São Paulo: 2019

CARVALHO, Fernanda Cavassana de, MANCIO, Camila, MIOLA, Edna, e VIRGOLINO, Juliana

O artigo analisa comparativamente comunicação governamental no Facebook questionando quais são os padrões de publicação e de engajamento de sete ministérios. Analisou-se a) data e b) número de posts, c) tipo de publicação, número de d) reações, e) comentários, f) compartilhamentos, e g) volume de engajamento de cada uma das 5636 publicações coletadas entre 01/10/2016 e 30/09/2017, primeiro ano do governo de Michel Temer. Embora apresentem volume e regularidade de publicação semelhante, observou-se que os ministérios adotam diferentes estratégias quanto ao tipo de conteúdo, alguns privilegiando a publicação de fotos e vídeos enquanto outros veiculam predominantemente conteúdos de terceiros em links. Quanto ao engajamento, constatou-se a existência de dois grupos: os que obtêm grande volume de interação (que também são os ministérios de maior orçamento) e os que têm baixa interação.

 

Compartilhe