Este trabalho tem como objetivo trazer uma discussão teórica da Comunicação Pública e da Cidadania sob o viés da Economia Política da Comunicação, um campo que abrange questões relacionadas entre o mercado de comunicação, Estado e sociedade. A partir do conceito trabalhado por alguns estudiosos que ampliam as discussões sobre as temáticas é traçada uma definição de Comunicação Pública e Cidadania, posteriormente são elencadas pesquisas que aliam a lógica do público ao jornalismo diante de questões econômicas em meio aos produtos que circulam no espaço televisivo, levando em consideração a comunicação pública como um mecanismo de resistência na esfera comunicacional.
Comunicação Pública e Cidadania a partir das contribuições da economia política da comunicação
ALMEIDA, Elisa Carmo Franco; MIRANDA, Paula Reis de. Comunicação pública na prevenção da evasão: a experiência de um aplicativo sobre Ensino Médio Integrado. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 64, p. 170-200, jan./mar. 2020.
DOURADO, Jacqueline Lima e PINHEIRO, Mary Sandra Landim