Comunicação pública e complexidade: uma perspectiva das Relações Públicas como sujeito comunicacional e estratégico no cenário da midiatização

KEGLER, Jaqueline Quincozes da Silva. Comunicação pública e complexidade: uma perspectiva das Relações Públicas como sujeito comunicacional e estratégico no cenário da midiatização. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.

KEGLER, Jaqueline Quincozes da Silva

É uma pesquisa teórico-empírica que relaciona os temas: Comunicação Pública (CP), Relações Públicas (RP) e Midiatização sob o Paradigma da Complexidade com base em Edgar Morin. Na conjuntura midiatizada, os meios de comunicação social são elementos centrais nas relações sociais, econômicas e políticas, sendo o momento apropriado para refletir sobre as teorias existentes no Brasil. O estudo visa a analisar quais desafios os profissionais de RP, que atuam na CP dos Poderes Legislativos do Rio Grande do Sul, possuem frente ao contexto midiatizado. A problemática é tratada empiricamente e teoricamente com base nas noções de Morin (2006), Matos (1998), Brandão (2007), Sodré (2002), Véron (1997) e Fausto Neto (2006). O objetivo geral é refletir sobre os limites da práxis de RP nos Poderes Legislativos dos municípios do RS com mais de vinte e cinco mil eleitores, a fim de buscar dimensões para RP como um processo comunicativo estratégico que viabilize a CP no espaço midiatizado caracterizado pela complexidade. Os objetivos específicos são recuperar os principais fundamentos teóricos de Comunicação Pública e das Relações Públicas no Brasil; levantar se os municípios com mais de 25 mil eleitores do RS possuem profissionais de RP e descrever suas atribuições; analisar a opinião dos RP que atuam nesses Poderes; e apresentar os principais desafios da área de RP na Comunicação Pública no cenário midiatizado. A metodologia consta de levantamento teórico; questionário qualitativo destinado aos Presidentes dos Poderes Legislativos do RS, que aborda a existência e atribuições de profissionais de RP nessas instituições e questionário qualitativo destinado aos profissionais de RP que atuam nesses Poderes Legislativos abordando sua atuação em CP no espaço midiatizado. O método comportou as descobertas e inovações do percurso, não seguindo programas de investigação. Houve uma análise teórico-crítica e os dados empíricos exemplificaram a pesquisa teórica. A investigação indica que os desafios frente à complexidade do processo de midiatização se apresentam para os profissionais, para o campo acadêmico e para as próprias instituições, de forma que a Comunicação Pública é emergente e os desafios são interligados. Por isso, a necessidade do tecer juntos, frente à complexidade da ambiência midiatizada atual.

 

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