COMUNICAÇÃO PÚBLICA E EXTENSÃO RURAL: uma análise sobre a atuação digital da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – ANATER

DE ALMEIDA, Milena Carolina e LUVIZOTTO, Caroline Kraus

Desde 2014, a aplicação da política de extensão rural no Brasil é papel da Agência Nacional de Assistência Técnica Extensão Rural – ANATER, órgão que tem sofrido críticas referentes à implementação e à eficácia de suas políticas extensionistas em meio a pressões pelo aumento da produtividade no país. Nesse cenário, o presente texto propõe uma análise do site da ANTER e do perfil do órgão na mídia social Instagram, com o objetivo de identificar se há o aproveitamento dos canais para colocar em prática, por meio da comunicação institucional, iniciativas de extensão rural. A observação realizada tem embasamento na metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin e se restringe ao mês de janeiro de 2025. Inferimos, com base na observação, que a instituição deixa de aproveitar o potencial dos canais digitais para contatar e engajar seu público com ações de extensão rural, o que reflete, entre outros fatores, em um baixo engajamento e em uma base diminuta de envolvidos nos processos da
Agência.

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