Comunicação Pública e Governamental: extensão, debates e práticas.

BUENO, Wilson da Costa, HERINGER, L. P., Letícia Alves, e SENA, Kárita Emanuelle Ribeiro

Os campos de atuação em comunicação pública e governamental estão entre os principais espaços de atuação para profissionais de Comunicação Social, seja por meio de concursos públicos, seja por iniciativas empreendedoras, como consultorias.

O Brasil possui 5.565 municípios, sendo 853 localizados em Minas Gerais. O papel social da comunicação é estratégico para o fortalecimento do exercício da cidadania. O direito à informação é um direito fundamental e constitucional. Nesse sentido, a comunicação, em uma perspectiva processual e dialógica, deve ser encarada como direito a ser garantido para toda a população. Para que esse direito seja efetivado, é essencial contar com profissionais que possuam conhecimento teórico e prático, orientado por uma perspectiva cidadã-cêntrica nas instituições.

A mudança no paradigma comunicacional, bem como a transformação na maneira como a população se relaciona com os órgãos públicos evidenciam a necessidade de atualização tanto na concepção da Comunicação Pública e Governamental quanto na atuação dos profissionais que trabalham nessas instituições. É necessário gerir a comunicação, monitorar sentimentos e repercussões em tempo real, e elaborar estratégias que considerem o contexto social, suas demandas e desejos, de modo a tornar a comunicação também estratégica para os gestores públicos.

Nesse cenário, a extensão universitária torna-se central para a formação de profissionais de comunicação preparados para o mercado de trabalho e para as demandas organizacionais e sociais relacionadas à comunicação pública e governamental.

Por ser uma área ainda pouco abordada nos cursos de graduação e pós-graduação de forma geral, conquistando espaços de forma lenta e gradual nos últimos anos, torna-se essencial criar espaços de debate e consolidação desse campo de conhecimento.

Com esse objetivo, a PUC Minas oferece cursos de curta duração, especializações e também esta produção acadêmica, que contribui tanto para o campo da Comunicação Organizacional quanto, de forma especial, para a Comunicação Pública e Governamental.

Para colaborar na formação de profissionais e pesquisadores, a PUC Minas, com iniciativa do curso de especialização em Comunicação Pública e Governamental do Instituto de Educação Continuada e com apoio da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), apresenta o e-book “Comunicação Pública e Governamental: extensão, debates e práticas”, organizado pelos professores Leandro Peters Heringer (PUC Minas), Wilson da Costa Bueno (Universidade de São Paulo), Kárita Emanuelle Ribeiro Sena (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e Letícia Alves Lins (PUC Minas).

Esperamos que esta obra seja uma contribuição ao campo extensionista, em especial para a Comunicação Pública e Governamental no Brasil, que apesar de uma produção ativa e rica de pesquisas, ainda sofre nas lacunas de aproximação entre teoria e prática.

Dominique Wolton já separava os processos de informação e comunicação.Na comunicação não há sujeitos passivos, já que a comunicação se caracteriza pelo diálogo, assim como o diálogo é comunicativo, elucidava Paulo Freire. Extensão ou Comunicação? Aqui pretendemos timidamente conciliar ambos os processos. Que este livro, portanto, possa contribuir para práticas comunicacionais mais dialógicas, participativas e emancipatórias, capazes de aproximar Estado e sociedade, tornando a extensão instrumento efetivo de aprimoramento da comunicação com o cidadão.

Acesse o e-book aqui

book_ComPubGovernamental_1011

Compartilhe