Comunicação Pública e Inteligência Artificial Generativa: promovendo a participação acionária, de gestão e de benefícios

NOBRE, Guilherme Fráguas; NOBRE, Heloiza Helena Matos e. Comunicação Pública e Inteligência Artificial Generativa: promovendo a participação acionária, de gestão e de benefícios. In: LEMOS, Cláudia Lemos et tal (org.). Comunicação Pública, Cidadania e Informação: debates do II Congresso Brasileiro de Comunicação Pública. ABCPública. São Paulo: Tikibooks; ABCPública, 2024.

NOBRE, Guilherme Fráguas e NOBRE, Heloiza Helena Matos e

Definem-se os termos componentes da comunicação pública (CP) para estabelecer as características que os ofícios e as atividades comunicacionais devem
ter ao defender e promover o bem-estar e o benefício públicos. Propõe-se um
gráfico para estimar o “nível de comunicação pública” de tais ofícios e atividades, e conclui-se pela observância apenas parcial de comunicação pública nas
atividades do jornalismo, das relações públicas, da propaganda e da publicidade. Por fim, busca-se pensar sobre o impacto da inteligência artificial generativa (IAG) sobre a comunicação pública. Conclui-se pelo desenvolvimento
de “bots do bem” como forma de combater as fake news, o deep fake, a desinformação e outras atividades que possam minar a comunicação pública.

Compartilhe