Comunicação pública e riscos climáticos: quatro dimensões estratégicas para interações com comunidades em áreas de vulnerabilidade climática

QUINTEROS, Cora Catalina. Comunicação pública e riscos climáticos: quatro dimensões estratégicas para interações com comunidades em áreas de vulnerabilidade climática.In: CONGRESSO BRASILEIRO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E DE RELAÇÕES PÚBLICAS, 14., 2020, Bauru. Anais [...] Bauru: 2020.

QUINTEROS, Cora Catalina Gaete

São cada vez mais intensas as inundações e alagamentos envolvendo comunidades vulneráveis a desastres decorrentes das mudanças climáticas. E a tendência é piorar velozmente se ações preventivas e mudança de atitudes não tomarem a frente da comunicação de crises. Ao Estado e à sociedade competem seu controle e articulação por intermédio de dispositivos interacionais e mediações. Este experimento analisa políticas públicas, teoria relacional do risco, a comunicação de risco. São identificadas percepções e opiniões de moradores que vivem em áreas de risco em Curitiba (PR) utilizando a métrica para mensuração de atitudes. Como resultado apresentam-se quatro dimensões estratégicas para comunicar riscos de desastres climáticos na gestão pública.

Compartilhe