Comunicação pública e sustentabilidade: estudo da comunicação mediada do projeto Manuelzão

SILVA, Ana Carolina Feliciano da. Comunicação pública e sustentabilidade: estudo da comunicação mediada do projeto Manuelzão. 2017. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2017.

SILVA, Ana Carolina Feliciano da

Esta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou identificar e caracterizar o potencial contribuição da comunicação pública das edições de 2015-2016 da revista Manuelzão, mantida e criada pelo Projeto Manuelzão, segundo a metodologia de análise de conteúdo categorial. O Projeto Manuelzão, criado em 1997, se estrutura em Núcleos que têm como objetivo contribuir para com a elaboração e execução de metas relativas à gestão hídrica, à educação ambiental e participação da formulação e avaliação de políticas públicas que abarcam as bacias hidrográficas. A revista Manuelzão é um dos braços do Projeto e busca desenvolver o pensamento crítico sobre questões políticas e socioambientais relacionadas aos recursos hídricos e meio ambiente. Segundo a metodologia, foram analisadas as 50 matérias presentes nas respectivas edições e, com isso, foi possível obter: a) a caracterização da profundidade e da abrangência das informações disponíveis nas edições de 2015-2016 da revista Manuelzão; b) a identificação do contexto das informações sobre notas da comunidade, biografia de militantes, gestão de espaços públicos, temas de sustentabilidade, realizações institucionais, ações do poder público e setores envolvidos e experiências desvinculadas ao Projeto Manuelzão, em relação a sete categorias de análise: cenário político, social e econômico; informações legais e de desenvolvimento tecnológico; informações sobre memória e história do projeto; objetivos e metas; planejamento e métricas; diálogos com atores sociais e contém pluralidade de vozes (excluindo setor público) e diálogos com o setor público. As matérias avaliadas obtiveram 58,86% de Índice de Qualidade de Informação, ou seja, pouco mais da metade de informações sobre as categorias consideradas essenciais para o que se entende como comunicação… (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo).

 

 

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