O texto analisa o perfil corporativo de quatro instituições públicas no microblog Twitter e avalia as práticas de comunicação adotadas por elas. A metodologia de análise de conteúdo possibilitou a criação de categorias para descrever diferentes práticas de comunicação. Os resultados mostram que foi predominante, com 81,6% das postagens, a divulgação de informações institucionais. Por outro lado, apenas 1% das postagens utilizou a conversação online, que pressupõe um processo de comunicação horizontal baseado na parceria e no estímulo ao engajamento da sociedade. Portanto, verifica-se que o Twitter pode ser um instrumento que proporciona níveis diferenciados de utilização do diálogo entre as organizações e seus públicos. Mesmo se apropriando dessa mídia social – com potencial para promover interatividade –, as organizações analisadas preferiram o modelo tradicional de comunicação descendente, tendo o governo como emissor e o cidadão como receptor.
Comunicação Pública no Twitter
NASCIMENTO, Lebna Landgraf. Comunicação Pública no Twitter. In: MATOS, Heloiza (Org.). Comunicação Pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA/USP, 2013. v. 1, p. 199-212.
NASCIMENTO, Lebna Landgraf