COMUNICAÇÃO PÚBLICA ON-LINE Um olhar a partir das prefeituras da microrregião de Varginha-MG

MONTESSO JÚNIOR, J. A.; OLIVEIRA CAMPOS, C. L. COMUNICAÇÃO PÚBLICA ON-LINE. Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 26, n. 1, p. 1 - 19, 18 mar. 2024.

CAMPOS, Carla Leila Oliveira e MONTESSO JÚNIOR, José Agnaldo

As plataformas de mídia social têm sido utilizadas pelos mais diversos setores da administração pública como canais de comunicação com a sociedade. Este artigo tem como objetivo analisar, em 16 prefeituras da microrregião de Varginha-MG, a estrutura dos setores de comunicação, o perfil dos profissionais que atuam nessas áreas e os recursos financeiros destinados para investimento nas plataformas de mídia social Facebook e Instagram. Os dados foram obtidos por meio dos Portais de Transparência, além da coleta e análise de 6.203 posts. Constatou-se que a estrutura da área é, em maior parte, composta por servidores comissionados com formação em jornalismo e pode ser considerada insuficiente para atender às demandas crescentes. Em duas prefeituras há publicações oficiais nas plataformas de mídia social, mas não há institucionalizado um setor de comunicação nem profissionais especificamente para a área.

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