Desafios ao desenvolvimento de um ambiente para participação política digital: o caso de uma comunidade virtual legislativa do projeto e-Democracia no Brasil

FREITAS, Christiana Soares; LIMA, Fernanda Fiuza; LIMA, Fernanda Queiroz. Desafios ao desenvolvimento de um ambiente para participação política digital: o caso de uma comunidade virtual legislativa do projeto e-Democracia no Brasil. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 22, n. 75, p. 639-658, out./dez. 2015.

FREITAS, Christiana Soares de, LIMA, Fernanda Fiuza, e LIMA, Fernanda Queiroz

O portal do e-Democracia – lançado em 2009 por iniciativa da Câmara dos Deputados do Congresso Nacional brasileiro – foi desenvolvido com o intuito de oferecer aos cidadãos brasileiros um instrumento constituído de diversos espaços virtuais para discussão e deliberação política. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir resultados de pesquisa que analisam a iniciativa, suas características, metas e o perfil socioeconômico dos seus usuários, com o intuito de verificar o alcance efetivo das suas propostas iniciais de democratização do acesso à informação e ampliação da participação política popular. Foi realizada análise de dados quantitativos acerca de uma comunidade legislativa virtual específica, criada no espaço do e-Democracia para discussões e alterações ao projeto de lei acerca do marco civil da internet. Com base nas características da ferramenta e de seus usuários, os resultados discutem os avanços já alcançados e as limitações ao uso da iniciativa como um mecanismo de estímulo a práticas democráticas participativas (Pateman, 1992; Barber, 2001; Margetts, 2002; Mouffe, 2005; Chadwick, 2009).

 

 

Compartilhe