Dilemas da comunicação pública dos legislativos municipais: baixa profissionalização, foco nos agentes e transmissão de sessões a partir das páginas do Facebook das instituições

MICHELE GOULART MASSUCHIN; Paula Andressa de Oliveira. DILEMAS DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA DOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS: baixa profissionalização, foco nos agentes e transmissão de sessões a partir das páginas do Facebook das instituições. In: ANAIS DO 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2022, Imperatriz. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2022. Disponível em: Acesso em: 04 ago. 2023.

MASSUCHIN, Michele Goulart e OLIVEIRA, Paula Andressa de

O artigo discute perspectivas da comunicação pública realizada pelos legislativos paranaenses por meio da análise das dinâmicas apresentadas nas contas institucionais no Facebook. Busca-se mostrar a relação entre a profissionalização, incluindo diversos indicadores e, dentre eles, a própria intensidade de uso da plataforma escolhida para análise, com aspectos relacionados ao conteúdo publicizado nas respectivas contas. A pesquisa tem como foco os legislativos paranaenses e se deu a partir da observação sistematizada de 60 dias de postagens realizadas por 130 Câmaras Municipais, o que totalizou em 3831 postagens codificadas a partir da Análise de Conteúdo. Como resultado tem-se que a maioria delas tende a ter baixo uso da rede social e uma comunicação pouco profissionalizada. Quando há pouca disponibilização de informação, majoritariamente há transmissões de sessão. Por outro lado, o uso intenso está associado à presença dos vereadores, indicando personalização das páginas.

 

Compartilhe