Este artigo tem como objetivo, a partir de uma metodologia mista
que envolve revisão bibliográfica, observação participante e análise de
conteúdo, discutir algumas práticas e posicionamentos de empresas do
ramo da hotelaria e da tecnologia, como Accor e Google, sobre as
narrativas que elas difundem publicamente em relação a diversidade,
equidade e inclusão (DEI). Visa debater algumas experiências com a
temática de modo a iniciar uma análise mais aprofundada sobre o teor
mercadológico, institucional e retórico das abordagens corporativas, isto é,
compreender se as suas políticas de DEI são, na verdade, apenas uma
fachada, nos termos de Goffman (1985), para a manutenção de um status
quo excludente. Tais posicionamentos e políticas para lidar com o tema
contribuem para os estudos de Comunicação Organizacional e Relações
Públicas, especialmente aqueles que se debruçam sobre DEI no âmbito
corporativo.

DIVERSAS, MAS INCLUSIVAS? Reflexões sobre políticas e narrativas empresariais
COTTA, Diego e FREITAS, Ricardo Ferreira