Doze anos de multimídia: convergência e engajamento público no Portal Senado Notícias

NUNEZ, Sarah Albertina Cerqueira. Doze anos de multimídia: convergência e engajamento público no Portal Senado Notícias. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado em Poder Legislativo) - Centro de Formação da Câmara dos Deputados, Brasília, 2020.

NUNEZ, Sarah Albertina Cerqueira

O objeto deste trabalho é a transformação do site da Agência Senado em um portal de notícias multimídia, nos últimos 12 anos. A relevância de investigar o tema é colocar luz sobre a escolha majoritária pelo modelo jornalístico de comunicação nas instituições públicas e sobre as limitações desse caminho para a promoção do relacionamento entre o Legislativo e o cidadão. Neste estudo de caso etnográfico, por meio de entrevistas e de observação participante, principalmente, busca-se mapear que argumentos os profissionais da Secretaria de Comunicação do Senado (Secom) mobilizam sobre a convergência de mídias legislativas – TV, Rádio e Agência Senado – e de formatos de informação no Portal Senado Notícias. Teorias sobre o funcionamento da democracia justificam e, ao mesmo tempo, iluminam o estudo do papel da comunicação de caráter público para a realização dos valores democráticos. E é desse ecossistema de comunicação que fazem parte as mídias legislativas, como o Portal. À luz de teoria sobre engajamento público, que inclui os aspectos da informação, entendimento, identificação, participação e intervenção como formas de contato entre cidadão e Legislativo, outro objetivo é entender se e em que medida esse grupo profissional associa a transformação do Portal ao incremento do relacionamento do público com o Senado. Dentre as justificativas identificadas e utilizadas pelos profissionais para o início do processo de convergência de mídias no Portal estão o acompanhamento de tendências do mercado de notícias privado e a integração de informações produzidas pela Secom. Os produtores entendem a convergência como algo necessário e desejável e não a associam apenas com multimidialidade, mas também com gestão da informação, atualização tecnológica e adequação ao consumidor de notícias, estabelecendo relações de diversos níveis entre a produção e a distribuição de conteúdo multimídia e a jornada do engajamento, principalmente nos aspectos da informação, do entendimento e da identificação. Ainda que não consensual, a autoimagem desses atores como produtores de notícias, entretanto, limita a comunicação pública no tange aos fatores da participação e da intervenção.

 

 

Compartilhe