Educomunicação para a democracia: o programa Plenarinho e o nível de letramento político infanto-juvenil

MARTINS, Lúcio Meireles. Educomunicação para a democracia: o programa Plenarinho e o nível de letramento político infanto-juvenil. 2012. 118 f. Monografia (Especialização em Instituições e Processos Políticos do Legislativo) - Programa de Pós-graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (CEFOR), Brasília, 2012.

MARTINS, Lúcio Meireles

Estudo sobre o Plenarinho, portal infanto-juvenil da Câmara dos Deputados. O Plenarinho desenvolve ações educomunicativas voltadas à educação política de crianças de sete a 14 anos por meio de estratégias de comunicação dirigida e aproximativa. Uma dessas ações é o Eleitor Mirim – edição 2010 aqui enfocado. Este projeto é implementado nos anos eleitorais por meio do incentivo e orientação para práticas pedagógicas por professores do ensino fundamental. As temáticas abordadas são política, democracia, cidadania e legislativo. Os professores inscritos e selecionados em 2010 foram orientados a aplicar um questionário estruturado abordando as temáticas do projeto, o que resultou numa amostragem de 300 crianças de quatro cidades: Araçatuba, Araraquara, Manaus e Salvador. Estes dados são aqui analisados por meio de abordagens e técnicas metodológicas da análise de conteúdo e da teoria fundamentada nos dados. Busca-se em conhecimentos teóricos de diferentes áreas, referências para a compreensão do problema estudado.

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