Estado, comunicação e saúde: estratégias comunicacionais em tempos de Covid-19

JACQUES, Viviane Badke. Estado, comunicação e saúde: estratégias comunicacionais em tempos de Covid-19. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação - Comunicação Política) - Faculdade de Letras, Universidade de Porto, 2021.

JACQUES, Viviane Badke

O presente estudo tem como propósito analisar a comunicação do Ministério da Saúde do Brasil a respeito da pandemia de Covid-19, de forma a investigar as relações entre governo, saúde e comunicação. A análise parte dos conceitos de Comunicação e Saúde, Comunicação Organizacional e Comunicação de Crise, abordando também o Sistema Único de Saúde (SUS), a comunicação em situação pandémica e a comunicação de crises em instituições públicas. Dessa forma, foram analisados os conteúdos sobre Covid-19 veiculados no portal oficial (site
institucional) do Ministério da Saúde do Brasil entre março e junho de 2020, período dos primeiros quatro meses de pandemia, por meio da metodologia de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). A análise permitiu a identificação das principais temáticas sobre a Covid-19 veiculadas nas reportagens institucionais do Ministério da Saúde, bem como elementos estratégicos e discursivos aplicados nas matérias.

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