“Estamos On”: uma análise aos conteúdos multimédia sobre COVID-19 do Instagram da Direção-Geral da Saúde (2020–2023)

LIMA, Filipe Barrocas

A 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia da COVID-19 — doença contagiosa provocada por um novo coronavírus e de fácil disseminação, caracterizada por sintomas de infeção respiratória aguda. Devido ao desconhecimento sobre o vírus, tornou-se imperativo informar a população sobre a doença, fornecer orientações de saúde e promover medidas de prevenção. Os media deram amplo destaque ao tema, salientando-se, em particular, o papel das redes sociais, dada a ubiquidade e casualidade que as caracterizam. Neste contexto, a Direção-Geral da Saúde (DGS) de Portugal reforçou a sua comunicação criando um perfil no Instagram, logo após o início da pandemia. Este estudo exploratório e descritivo tem por base a análise de conteúdo dos 2427 posts da DGS durante todo o período pandémico, entre março de 2020 e maio de 2023. Pretendeu-se identificar a prevalência do tema “COVID-19” e categorizar os subtemas, os atores sociais, os recursos multimédia (fotografia, ilustração, tipografia, vídeo, animação, clipping) e as hashtags. Destacamos a presença maioritária (53,7%) de posts relacionados com a COVID-19 de uma forma consistente e graficamente apelativa, onde contrastam as abordagens reativa e pró-ativa. A reflexão sobre as estratégias comunicacionais da DGS, juntamente com as evidências quantitativas demonstradas neste estudo, indiciam uma necessidade de investimento, mas também um vasto trabalho já em curso, na área da literacia em saúde.

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