Estratégias de Comunicação Pública: uma análise dos pronunciamentos da presidente Dilma Rousseff direcionados às cidadãs brasileiras em cadeia nacional de televisão

OLIVEIRA, Luiz Ademir; DE RESENDE CHAVES, Fernando. Estratégias de Comunicação Pública: uma análise dos pronunciamentos da presidente Dilma Rousseff direcionados às cidadãs brasileiras em cadeia nacional de televisão. Lumina, Juiz de Fora, v. 7, n. 2, dez. 2013.

DE RESENDE CHAVES, Fernando e OLIVEIRA, Luiz Ademir

O artigo traz uma discussão sobre a interface mídia e política e sobre comunicação organizacional, tomando como recorte quatro pronunciamentos oficiais da Presidente da República, Dilma Rousseff (PT), feitos em Cadeia Nacional de Rádio e Televisão (CNRT) em 2012, 2013 e 2014. Foram selecionados os pronunciamentos em CNRT direcionados especialmente às cidadãs brasileiras: três celebrando o Dia Internacional da Mulher (2012, 2013 e 2014) e outro motivado pelo Dia das Mães de 2012. O recorte foi definido em razão da identificação direta da presidente com o público feminino e da ampla utilização desse seu traço pessoal na construção de sua imagem pública e na criação de vínculos simbólicos entre seu governo e a população. A presidente fez 19 pronunciamentos em cadeia de rádio e TV, procurando reforçar a sua imagem e a de seu governo e para amenizar crises.

 

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