Este artigo parte do reconhecimento de Paulo Freire como autor fundamental para a compreensão teórica da comunicação no contexto latino-americano. Por outro lado, constata sua subutilização no ensino e na pesquisa dessa área de conhecimento no Brasil. Busca uma explicação para isso na improvável compatibilidade entre o método praxiológico de Freire e a perspectiva aplicacionista dominante no ensino e na pesquisa universitárias. Como alternativa, discute a possibilidade de uma concepção freiriana de extensão, proposta como tese em sua passagem pela Universidade de Recife, rejeitada como antítese em seu trabalho no Chile e reafirmada como síntese pelo Fórum
Nacional de Pró-Reitores de Extensão de Universidades Públicas no presente.
Extensão ou Incomunicação? Para um Reencontro com Freire na Comunicação
MEDITSCH, E. Extensão ou incomunicação? Para um reencontro com Freire na comunicação. MATRIZes, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 101-116, 2021. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v15i3p101-116. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/187353. Acesso em: 22 dez. 2021.
MEDITSCH, E.