Identidade e programação das emissoras detelevisão do campo público: estudo comparativo de quatro canais federais brasileiros

BARROS, Antonio Teixeira de; BERNARDES, Cristiane Brum. Identidade e programação das emissoras detelevisão do campo público: estudo comparativo de quatro canais federais brasileiros. Revista ALCEU, v. 12, n. 24, p. 180 - 203, jan./jun. 2012.

BARROS, Antonio Teixeira de e BERNARDES, Cristiane Brum

 Análise comparativa da programação dos principais canais de televisão brasileiros, em nível federal, que fazem parte do chamado “campo público televisivo”: a TV Senado, TV Câmara, TV NBR e a TV Justiça. As duas primeiras são mantidas pelo Parlamento e as duas últimas pelo Poder Executivo e pelo Poder Judiciário, respectivamente. A comparação inclui os seguintes aspectos: a) os objetivos institucionais de cada canal; b) como eles se autodefinem (público, estatal, institucional); e c) o perfil geral da programação e análise de seus conteúdos predominantes. Conclui que todos os canais analisados têm como característica a autorreferencialidade, ou seja, privilegiam a divulgação de ações das instituições às quais são vinculados. Verifica-se que mais de 80% da programação dessas emissoras é autocentrada e autorreferente, com exceção dos programas culturais e documentários. As principais estratégias de programação são definidas para os públicos internos e os públicos vinculados.

 

Compartilhe