Informação, Engajamento e Participação: O Uso de Tipos Ideais na Criação de uma Teoria da Mudança para a Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia

AGUIAR, Cibele Maria Garcia de; SALLES FILHO, Sergio Monteiro. Informação, Engajamento e Participação: O Uso de Tipos Ideais na Criação de uma Teoria da Mudança para a Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 4 a 9/10/2021

AGUIAR, Cibele Maria Garcia de

Apresentamos neste trabalho a fase inicial de desenvolvimento de um modelo de monitoramento e avaliação da Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (CPCT), pela abordagem da Teoria da Mudança (TM). Usamos como referência os modelos de CPCT mais preconizados na literatura, com a proposta de três tipos ideias: Informacional, Engajamento Público e Participativo/Apropriação de C&T. Esses tipos ideais não são excludentes, mas complementares, possibilitando uma análise de quais supostos seriam necessários para o atingimento de cada objetivo proposto. Nessa fase da pesquisa, nos limitamos a apresentar os tipos ideais e os supostos para cada etapa do processo comunicativo. Apresentamos, ainda, a justificativa para a escolha da TM, indicada para a avaliação de programas complexos e dinâmicos, como os efeitos da comunicação.

 

Compartilhe