Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o exercício comunicativo em dez prefeituras do Valle del Cauca através da metodologia de diagnóstico centrada na aplicação do Modelo de Comunicação Pública, Organizacional e Informativa para Entidades do Estado que considera elementos do Modelo Padrão de Controle Interno. Assume-se a comunicação pública como aquela dada no cenário do público e que desde o âmbito governamental propicia o acesso, interlocução, visibilidade, participação deliberação da cidadania em prol de gerar confiança no Estado. Verifica-se que, embora naquelas entidades persistirem práticas difusionistas de comunicação, mesmo sua percepção e requerimento mudaram. Isso é percebido na diferenciação que os funcionários públicos fazem entre comunicação e informação, quem concebem a primeira como necessidade interna para melhorar o ambiente laboral e a segunda, como requisito indispensável para se relacionar com os cidadãos.
La comunicación y la información en Gobiernos locales: persistencia de prácticas difusionistas de comunicacíon en organizaciones gubernamentales del Valle del Cauca (Colombia)
LÓPEZ, Ana María; GARCÍA BUSTAMENTE, Elva Mónica. La comunicación y la información en Gobiernos locales: persistencia de prácticas difusionistas de comunicacíon en organizaciones gubernamentales del Valle del Cauca (Colombia). Signo y Pensamiento, Bogotá, v. 35, n. 69, 2016.
GARCÍA BUSTAMENTE, Elva Mónica e LÓPEZ, Ana María