Lei de meios como estratégia de fortalecimento da radiodifusão pública: o caso da Argentina, do Equador e do Uruguai

BIANCO, Nélia R. Del; ESCH, Carlos E. M. da C.; MOREIRA, Sonia V. Lei de meios como estratégia de fortalecimento da radiodifusão pública: o caso da Argentina, do Equador e do Uruguai. Rev. Comun. Midiática, Bauru, v. 9, n. 3, p. 104-109, set./dez. 2014.

BIANCO, Nelia R. Del, ESCH, Carlos E. M. da C., e MOREIRA, Sonia V.

Como parte das atividades de pesquisa do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina, esse artigo traz o resultado da análise sobre as leis para os meios de comunicação aprovadas na Argentina, no Equador e no Uruguai. A metodologia usada é a do estudo comparado, com os países considerados como unidade de análise. O objetivo da pesquisa foi identificar avanços e desafios que os novos marcos legais representam para o funcionamento das emissoras públicas sob os aspectos de organização do sistema de radiodifusão, modelo de gestão, participação social e financiamento. Discute-se, ainda, em que medida as leis podem produzir avanços no sentido de desvincular a imagem das emissoras públicas desses países de meios governamentais ou estatais. No final, aponta os desafios que essas mudanças trazem para a sustentabilidade do sistema público de radiodifusão.

 

 

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