Manual de Edição em Jornalismo Científico do KSJ MIT

Knight Science Journalism Program at MIT, 2020. Manual de Edição em Jornalismo Científico do KSJ MIT. Cambridge, Mass.: Massachusetts Institute of Technology. https://ksjhandbook.org

Massachusetts Institute of Technology (MIT)

A versão em português do Manual de Edição em Jornalismo Científico do KSJ contou com o trabalho de edição e adaptação de Juliane Duarte, Mariana Lenharo e Meghie Rodrigues. Mais do que transportar as informações do inglês para o nosso idioma, as profissionais realizaram um trabalho de contextualização à realidade brasileira sempre que achavam necessário.

Em muitos capítulos, foram acrescentadas notas das tradutoras, que podem ser lidas no canto direito das páginas, para que os exemplos citados pelos autores estejam mais próximos de nossa realidade. A edição e a coordenação geral do projeto ficou a cargo do jornalista André Biernath. A designer Raquel Abe foi responsável por paginar os capítulos e deixá-los dentro do projeto editorial proposto. O manual ainda contou com o apoio do Centro Knight Para o Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas em Austin, com participação e orientação de Rosental Alves, Mallary Tenore e Teresa Mioli, e do Instituto Serrapilheira.

Esperamos que o material, que reúne um conteúdo inédito e pouco difundido no Brasil, seja útil no dia a dia das redações e possa ajudar repórteres, editores e demais profissionais envolvidos na produção de conteúdo jornalístico de ciência nas diferentes plataformas de mídia.

Boa leitura!

Compartilhe