Metáforas da comunicação pública: um estudo da propaganda televisiva da cidade de Salvador na gestão municipal de 2014-2016

MINISTRO, Naianne Silva. Metáforas da comunicação pública: um estudo da propaganda televisiva da cidade de Salvador na gestão municipal de 2014-2016. 2017. 75 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2017.

MINISTRO, Naianne Silva

O estudo tem como objetivo geral investigar a comunicação da propaganda pública municipal, transmitida por comerciais de TV no período de junho de 2014 a junho de 2016. Como objetivos específicos, busca-se identificar nos anúncios elementos preponderantes nos comerciais; verificar a relação entre os elementos identificados mais recorrentes nos comerciais de TV; identificar similaridade nas análises com a montagem de um quadro com as categorias: metáforas, interpretações e significados. Para a construção desse estudo optou-se pela abordagem qualitativa, tratando-se de uma pesquisa documental, feita através da análise de oito filmes, com método interpretativo a partir da semiótica. A análise dos resultados obtidos indicou metáforas que a Prefeitura é como uma mãe generosa que protege, acolhe, alimenta e cuida de seus filhos; a metáfora do jogo, uma partida onde o cidadão sai sempre ganhando; do reflexo com significado de melhorias e esperança para os moradores da cidade de Salvador. A imagem transmitida é de uma gestão de Prefeitura que é aprovada por seus cidadãos, que fala ao povo, para o povo e pelo povo.

 

 

 

Compartilhe