Mídias Sociais como estratégia de atendimento à Lei de Acesso à Informação

CASTRO, Hudson Augusto Silva de; DIAS, Lidiane Nazaré da Silva. Mídias Sociais como estratégia de atendimento à Lei de Acesso à Informação. Revista Paraense de Contabilidade, Belém, v. 4, n. 3, p. 6-23, set./dez. 2019.

CASTRO, Hudson Augusto Silva de e DIAS, Lidiane Nazaré da Silva

Em um mundo conectado, no qual cerca de 70% da população brasileira possui um perfil no Facebook para relações pessoais e negócios (GOOBEC, 2018), é possível pensar se esse também não poderia ser um canal de comunicação entre cidadãos e gestão pública. A Lei de Acesso à Informação (LAI) traz que os governos locais devem ser transparentes e incentivar a transparência, e nesse contexto observa-se que as mídias sociais possuem potencial para fomentar tal obrigação governamental, tornando-se um canal de efetiva comunicação entre governo e sociedade no sentido de e-government. Nesse contexto, essa pesquisa terá como objetivo analisar se e como os governos locais utilizam as mídias sociais como instrumento estratégico de redução da assimetria informacional de itens relacionados a transparência pública. Para o alcance do objetivo foram analisados os perfis na rede social Facebook do município mais transparente de cada região brasileira de acordo com a avaliação da Escala Brasil Transparente 360º da Controladoria-Geral da União (EBT/CGU). Como resultado observou-se que há potencial em utilizar as mídias sociais como instrumento estratégico para o alcance da transparência pública, gerando a redução da assimetria informacional. Contudo, os municípios brasileiros têm utilizado esta ferramenta de forma ainda bastante embrionária, priorizando por postagens de informações diversas enquanto as de caráter de prestação de contas e dados públicos ficam em “segundo plano”, totalizando apenas 2% da amostra total desta pesquisa.

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