O discurso fundador das mídias legislativas da Câmara dos Deputados

BARROS, A. T.; BERNARDES, C. B.; RODRIGUES, M. R. O discurso fundador das mídias legislativas da Câmara dos Deputados. E-Legis, v. 7, p. 7-25, 2014.

 BERNARDES, C. B., BARROS, A. T., e RODRIGUES, M. R.

Analisa os aspectos políticos do discurso fundador das mídias legislativas da Câmara dos Deputados. Tal discurso compreende os argumentos e justificativas dos responsáveis pela criação, gestão e produção de conteúdos desses veículos e contempla três aspectos: (1) justificativa baseada no princípio constitucional da publicidade; (2) contraposição à agenda negativa da mídia privada sobre o Poder Legislativo; (3) defesa institucional dos veículos legislativos, especialmente política editorial e estratégias de divulgação. A metodologia utilizada consiste na combinação de pesquisa bibliográfica e documental com análise de discurso. Conclui que o sistema de comunicação social informação prioriza uma agenda informativa diferenciada, com enfoques e enquadramentos que não são contemplados pelos veículos privados, ao mesmo tempo que é centrado na difusão de informações jornalísticas, ou seja, o mesmo modelo que impera no setor privado.

 

 

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