O educador na Era da infoxicação: uma investigação sobre mediações tecnossociais no ensino remoto emergencial

SILVA, Michel Carvalho da. O educador na Era da infoxicação: uma investigação sobre mediações tecnossociais no ensino remoto emergencial. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – PUCMinas – 2023.

SILVA, Michel Carvalho da

O artigo discute o fenômeno da infoxicação no cotidiano docente a partir do relatório de pesquisa “Ensino remoto emergencial e transições associadas”, que faz parte do projeto de pesquisa “Comunicação e Educação: mediações tecnossociais no ensino básico (2020- 2024)”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas (MECOM/ USP). O neologismo “infoxicação”, que é a junção das palavras intoxicação e informação,
designa o consumo excessivo de dados, notícias e mensagens de todo o tipo e qualidade.
Durante a crise pandêmica, em que o ensino remoto emergencial se instaurou nas escolas brasileiras, verificou-se que os professores foram impactados pelo uso excessivo das tecnologias digitais e pela aceleração social. A investigação mostra que processos educativos formais desenvolvidos em períodos de emergência, que exigem maior uso de dispositivos comunicacionais, podem favorecer cenários de infoxicação.

Compartilhe