A eficácia do jornalismo enquanto ferramenta de comunicação pública pode ser comprovada com o protagonismo do setor nos órgãos públicos nas mais variadas instâncias. Este artigo se propõe a analisar a cobertura noticiosa feita em sites institucionais dos governos dos estados do Sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul sobre a pandemia do novo coronavírus. O corpus é formado por 18 notícias publicadas nos três portais no dia em que cada um dos estados completou 120 dias de enfrentamento à Covid-19. Os resultados foram obtidos por meio da análise de conteúdo, dividida e categorizada à luz do embasamento teórico acerca das funções da CP e das técnicas do jornalismo. Os resultados indicam que, apesar de haver informação, prestação de contas e os textos se utilizarem da estrutura jornalística, o uso da CP para promoção pessoal, prática vedada pela legislação, é expressivo.
O Jornalismo como ferramenta de Comunicação Pública: uma análise da cobertura noticiosa sobra a Covid-19 nos portais dos estados do Sul do Brasil
MARUDO, Maiara Carvalho Batista. O Jornalismo como ferramenta de Comunicação Pública: uma análise da cobertura noticiosa sobra a Covid-19 nos portais dos estados do Sul do Brasil. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 43., 2020, VIRTUAL. Anais [...] VIRTUAL, 2020.
MADURO, Maiara Carvalho Batista