Este texto aborda os fenômenos da desinformação genericamente referidos como fake news, associando-os a agendas marcadas por formas de populismo nacionalista (eventualmente neofascistas) que recorrem às redes sociais para produzirem e selecionarem narrativas preferenciais sob os temas em debate. Considera se que tais fenômenos se inserem num contexto resultante da disponibilidade dos próprios destinatários para descartarem a confirmação da informação em detrimento da gratificação por ela fornecida, implicando a participação dos receptores na sua divulgação e partilha e aumento da desigualdade no acesso à informação. Metodologicamente, este texto insere-se na modalidade de ensaio, utilizando a hermenêutica crítica dos textos, discutindo dados empíricos previamente fornecidos por dados documentais.
O novo ecossistema mediático e a desinformação como estratégia política dos populismos
CORREIA, João Carlos. O novo ecossistema mediático e a desinformação como estratégia política dos populismos. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 16, n. 2, jul./dez. 2019.
CORREIA, João Carlos