O “ser” e “fazer” do relações-públicas na promoção da abertura parlamentar, transparência pública e participação cidadã

MARQUÊZ, Paulo Antônio de Sousa. O “ser" e “fazer” do relações-públicas na promoção da abertura parlamentar, transparência pública e participação cidadã. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba, SP, 2023.

MARQUÊZ, Paulo Antônio de Sousa

O objetivo deste trabalho é descrever e analisar iniciativas para promover a
abertura parlamentar, a transparência pública e a participação cidadã nas câmaras municipais da Região Metropolitana de Sorocaba. A pesquisa tem como base teórica os pressupostos e diretrizes da comunicação pública, comunicação organizacional e das relações públicas. Foram identificadas 31 iniciativas classificadas por sua natureza e função, por meio de uma abordagem descritiva, bibliográfica e documental de natureza quantitativa. Além disso, foi realizada uma Pesquisa-Ação que resultou em um Plano de Ação para implementação de iniciativas de parlamento aberto nas câmaras municipais. Constatou-se que 69% das câmaras municipais têm instrumentos que promovem a transparência pública e a participação cidadã nas câmaras, mas é necessário organizá-los em uma Política de Parlamento Aberto com conceitos, diretrizes e estratégias para fortalecer a comunicação, a transparência pública e a participação cidadã na Região.

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