Observatório da Comunicação Pública – Obcomp

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

A criação do Observatório de Comunicação Pública é a concretização do projeto que concorreu e foi aprovado na chamada MCTI/CNPQ/MEC/CAPES – No. 43/2013. Os recursos obtidos, somados ao apoio técnico e funcional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico, PPGCOM e CPD), permitiram a abertura desse espaço que tem por objetivo monitorar temas de interesse público e a sua repercussão em meios de comunicação de massa, na sociedade e em sistemas de comunicação governamental; promover debates relacionados a temas de interesse público e disponibilizar a produção científica sobre comunicação pública ou assuntos relacionados.

A responsabilidade sobre a manutenção do OBCOMP pertence aos doutorandos, mestrandos e pesquisadores que integram o NUCOP – Núcleo de Pesquisa em Comunicação Pública e Política, grupo de pesquisa coordenado por Maria Helena Weber e vinculado ao PPGCOM/UFRGS.
A dinâmica de funcionamento do OBCOMP depende da participação de pessoas interessadas nas informações, produções e debates relacionados à democracia, esfera pública, comunicação política, comunicação governamental, comunicação das organizações públicas e privadas sobre temas de interesse público e a participação dos media nesses processos.
A estrutura de funcionamento é operada pela coordenação geral e coordenação executiva formada pelos integrantes dos Nucop. O apoio, a crítica, avaliação e as mudanças são funções previstas para os dois Conselhos constituídos por professores, pesquisadores e alunos egressos desses núcleos de pesquisa.

 

 

Compartilhe