Participação política na timeline: O Facebook como arena pública para Sugestões Legislativas apresentadas no e-Cidadania

FRANÇA, Jonária; SILVA, Sandra Rúbia. Participação política na timeline: O Facebook como arena pública para Sugestões Legislativas apresentadas no e-Cidadania. Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho 4 - Internet e política do VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (VIII COMPOLÍTICA), realizado na Universidade de Brasília (UnB), de 15 a 17 de maio de 2019.

FRANÇA, Jonária e SILVA, Sandra Rúbia

O artigo apresenta os resultados de minha pesquisa de doutorado, cujo tema é internet e participação política a partir do contexto: as redes sociais online como arena informal para as discussões das SUGs (Sugestões Legislativas) apresentadas no e-Cidadania, portal do Senado que tem como proposta incentivar a participação cidadã. Abordou-se a participação política por meio do Facebook, tendo como corpus cinco SUGs do e-Cidadania. O trabalho investigou como as Sugestões Legislativas ganham impulso quando mobilizam debates nas redes sociais e se, com isso, os cidadãos têm provocado alguma interferência na política do Senado. A pesquisa é de abordagem etnográfica Hine (2004; 2015), o que possibilita estudar as relações entre os sujeitos a partir de interações mediadas. Para as análises utilizei-me tanto da observação direta no e-Cidadania quanto da observação participante nas páginas do Facebook dos autores das SUGs estudadas. Os resultados mostraram que as SUGs são impulsionadas ao debate na ambiência online fora do eCidadania, sendo o Facebook a plataforma utilizada pelos autores para mobilizar os cidadãos à participação política. O debate é estimulado com as discussões sobre as Ideias Legislativas nas redes sociais, com pedidos de apoio às SUGs a fim de influenciar a opinião dos senadores a aprovarem as propostas.

 

 

Compartilhe