Participação política nas mídias sociais. Uma análise dos comentários sobre Reforma da Previdência nas páginas dos deputados mais influentes do Facebook

SOUSA, Sandra Amaral de. Participação política nas mídias sociais. Uma análise dos comentários sobre Reforma da Previdência nas páginas dos deputados mais influentes do Facebook. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Poder Legislativo) - Centro de Formação da Câmara dos Deputados, Brasília, 2020.

SOUSA, Sandra Amaral de

A pesquisa analisa qualitativamente como ocorre o engajamento público nas páginas do Facebook dos 10 deputados federais mais influentes nas redes. Para isso, o estudo apresenta uma análise de conteúdo de postagens e dos comentários recebidos no Facebook por esses parlamentares referentes à discussão e à votação da Proposta de Emenda à Constituição da Reforma da Previdência, realizada em 2019 na Câmara dos Deputados. Como estudo de caso, são analisadas, adicionalmente, as respostas aos comentários de dois dos dez deputados elencados. A pesquisa classifica tanto os tipos de postagens dos deputados, quanto os comentários dessas postagens, fazendo um cotejamento deles e identificando as diferentes experiências de engajamento público presentes nesse diálogo, conforme as etapas propostas por Leston-Bandeira (2014). Conclui-se que o engajamento de usuários do Facebook no debate sobre a Reforma da Previdência ocorreu, prioritariamente, sob a forma de opinião, com a cobrança eleitoral dos parlamentares e prestação de contas deles para os cidadãos.

 

 

Compartilhe