Participação, transparência, autonomia e independência no campo da mídia pública no Brasil

SILVA, Sivaldo Pereira da. Participação, transparência, autonomia e independência no campo da mídia pública no Brasil. In: Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica). Curitiba: 2013.

SILVA, Silvaldo Pereira da

A ideia de mídia pública é um dos pilares do sistema de radiodifusão em diversos países, principalmente aqueles de tradição democrática. No Brasil, apesar de não existir um sistema público coeso e bem desenvolvido historicamente, é possível identificar um campo de emissoras que se espelham no conceito de public broadcasting. Pressupondo que organizações desta natureza devem ser permeadas por transparência, participação, independência administrativa e autonomia financeira, o objetivo deste paper é trazer um mapeamento de indicadores fundamentais que caracterizam estes princípios. O estudo foi aplicado em 34 organizações que compõem o chamado campo da mídia pública brasileira. Os resultados demonstram que há um baixo nível de transparência neste conjunto; poucos instrumentos de participação e um fraco desenvolvimento de mecanismos para independência administrativa e autonomia financeira.

Compartilhe