Política, Burocracia e Mídia: Lutas simbólicas em torno da divulgação das audiências públicas na Câmara dos Deputados

BARROS, Antonio Teixeira de; MONTEIRO, Adriana Resende; NETTO, Miguel Gerônimo da Nóbrega. Política, Burocracia e Mídia: Lutas simbólicas em torno da divulgação das audiências públicas na Câmara dos Deputados. E-legis, Brasília, n. 29, p. 51-82, maio/ago, 2019.

BARROS, Antonio Teixeira de, MONTEIRO, Adriana Resende, e NETTO, Miguel Gerônimo da Nóbrega

O texto analisa, com base na perspectiva teórica de Pierre Bourdieu, as lutas simbólicas em torno da definição e da reformulação da política de divulgação jornalística das audiências públicas realizadas pela Câmara dos Deputados. Para compreender como se operam essas lutas simbólicas, o estudo teve como base entrevistas em profundidade com todos os servidores que exerceram o cargo de coordenador de Jornalismo da Secretaria de Comunicação da Câmara, no período de 2001 a 2015. Também foram entrevistados os secretários-executivos das 23 comissões permanentes, a fim de fazer o contraponto entre os dois campos: o jornalístico e o político. As conclusões iniciais chamam atenção para a existência de um processo multifatorial de lutas simbólicas, em várias etapas, envolvendo redefinições e negociações constantes entre os gestores
da informação e os representantes das comissões que promovem as audiências públicas, incluindo os próprios parlamentares e o corpo funcional das comissões envolvido nos debates.

Compartilhe