O artigo apresenta resultados preliminares de pesquisa em desenvolvimento na
Universidade de Ottawa (Ontario/Canada) acerca das políticas de comunicação no Canadá e no Brasil, em especial sobre os usos da comunicação pública da ciência em instituições de ensino e pesquisa nos dois países. A proposta é, ao estudar a cultura científica, apresentar similaridades e diferenças nos usos da comunicação pública (CP) em instituições de ensino e pesquisa, bem como no marco regulatório referente a ciência, tecnologia e inovação nos países envolvidos. Trata-se de pesquisa descritiva, documental e de campo que até o momento realizou levantamento documental do marco regulatório e ações governamentais de comunicação da ciência cujos resultados são apresentados e discutidos no artigo. Os resultados preliminares indicam que os dois países se encontram em momentos diferentes no que diz respeito à divulgação científica e, paradoxalmente, ainda que existam iniciativas para divulgação a ciência nos dois países, com predominância de resultados positivos encontrados no Canadá, alguns dos sites das instituições brasileiras procuram apresentar melhor os esforços realizados ou programas voltados para tal fim.
Políticas de comunicação, comunicação pública da ciência e cultura científica no Brasil e Canadá: similaridades e diferenças na comunicação sobre ciência, tecnologia e inovação nos dois países
OMENA SANTOS, Adriana C. Políticas de comunicação, comunicação pública da ciência e cultura científica no Brasil e Canadá: similaridades e diferenças na comunicação sobre ciência, tecnologia e inovação nos dois países. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Joinville: 2018.
OMENA SANTOS, Adriana C.