O presente artigo expõe os resultados de uma investigação sobre as estratégias de comunicação pública no Brasil, tomando como objeto empírico o Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA), órgão público e gestor de políticas de C&T. Parte-se de uma revisão crítica da literatura, problematiza-se o papel das assessorias de comunicação na construção da comunicação governamental, e analisa-se as atribuições, condições de funcionamento, recursos humanos, materiais e estratégias da Assessoria de Comunicação do Instituto. Constata-se, dentre outras questões, que o modelo de política de comunicação adotado pelo INSA não está totalmente desvinculado das premissas teórico-pragmáticas da comunicação pública, pois há interesse em fazer com que a sociedade saiba da existência do órgão, porém falta uma maior interação entre o instituto e seu público. Conclui que não basta apenas informar para exercer a comunicação pública; faz-se necessário estabelecer instâncias de interatividade e diálogo permanentes.
Políticas e dilemas da comunicação pública no Brasil
ALBURQUERQUE, Andreza Dantas; SOUSA, Cidoval Morais de; COSTA, Antonio Roberto Faustino da. Políticas e dilemas da comunicação pública no Brasil. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, v. 6, n. 3, p. 239-254, set./dez. 2010.
ALBURQUERQUE, Andreza Dantas, COSTA, Antonio Roberto Faustino da, e SOUSA, Cidoval Morais de