Políticas e Estratégias de Comunicação: experiências de Comunicação Pública na Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva

LUCENA, Ana Paula Costa de. Políticas e Estratégias de Comunicação: experiências de Comunicação Pública na Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva. 2017. 254 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

LUCENA, Ana Paula Costa de

Esta tese analisa as políticas e estratégias de comunicação da Presidência da República, nos mandatos do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A pesquisa permitiu verificar se os princípios, as premissas da Comunicação Pública (acesso à informação, abertura à participação, diálogo, comunicação com a sociedade, accountability e foco no cidadão) foram inseridos ou não no plano, nas ações, de comunicação da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom/PR). Para tanto, buscou: a) conhecer os princípios, as políticas e as estratégias de comunicação seguidas pela Presidência da República, do governo Lula; b) analisar as políticas e estratégias de comunicação do governo Lula sob a ótica das premissas da comunicação pública: diálogo, comunicação com a sociedade e abertura à participação popular; e c) explicar o que é uma política de comunicação pública e identificar possíveis dificuldades que o governo Lula enfrentou para implantá-la. Quanto à elaboração do referencial teórico, refletiu-se, principalmente, sobre Política de Comunicação, Estratégia de Comunicação, Comunicação Pública, Democracia, Teoria Crítica e Realidade Social. Com relação às opções metodológicas, foram adotadas análise de conteúdo, pesquisa documental e de campo. O corpus contemplou, principalmente, treze entrevistas, que foram analisadas sob os critérios de doze categorias temáticas. As principais indicações da análise foram no sentido de que a Presidência da República, nos dois governos Lula, não institucionalizou a Comunicação Pública como política de comunicação, embora esta tenha estado presente nos dois mandatos; e que a prática comunicacional do governo não foi desenvolvida, de forma sistematizada, para conscientizar, empoderar e educar politicamente a população.

 

 

 

 

 

 

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