Este texto discute a gestão da comunicação na perspectiva de que os processos por ela coordenados devem ser assumidos não apenas por dirigentes e especialistas, mas por todos os integrantes da organização. A partir da análise sistêmica, afirma-se que uma das responsabilidades do gestor de comunicação organizacional é tratar a comunicação em uma perspectiva abrangente e gerar consciência e competência comunicativas em todas as áreas da organização. Apresentam-se alternativas sobre como esta construção pode ser feita, considerando-se o funcionário como cidadão ativo dentro e fora das organizações, bem como o novo papel do gestor de comunicação. Ao final, apresenta-se uma síntese do papel do gestor de comunicação, sinalizando suas responsabilidades e suas possibilidades de atuação. […]
Potencializando a comunicação nas organizações
DUARTE, Jorge; MONTEIRO, Graça. Potencializando a comunicação nas organizações. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Comunicação organizacional: linguagem, gestão e perspectivas, v. 2. Rio de Janeiro: Saraiva UNI, 2009. p. 333-359.
DUARTE, Jorge e MONTEIRO, Graça