Projeto Politeia como uma proposta de ensino do processo legislativo

SILVA, Thawany Gomes da; TEIXEIRA, Graziela Dias. Projeto Politeia como uma proposta de ensino do processo legislativo. In: Seminário de Educação Legislativa e XII Jornada de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados. Anais: […] Brasília: 2022.

SILVA, Thawany Gomes da e TEIXEIRA, Graziela Dias

A simulação realizada nos âmbitos nacional, estadual e municipal
do Brasil e em outros países tem proporcionado uma dinâmica de ensino diferenciada, que ultrapassa os espaços convencionais das salas
de aula. Baseada na educação que utiliza metodologia ativa de aprendizado, a simulação desenvolve conhecimento por meio da indagação
e experimentação, permitindo uma compreensão mais profunda por
parte dos participantes (BACICH; MORAN, 2017).
Este estudo busca analisar o Projeto Politeia como uma ferramenta metodológica de ensino sobre o processo legislativo. O Politeia
promove a simulação do processo legislativo brasileiro a estudantes
do ensino superior. Ele é conduzido pelo Instituto de Ciência Política
da Universidade de Brasília em parceria com a Câmara dos Deputados.
Para alcançar o objetivo proposto, são abordados os principais
conceitos sobre metodologias de ensino ativas e os benefícios da simulação como metodologia de ensino, bem como são realizadas entrevistas com ex-membros do Projeto Politeia e com servidores da
Câmara dos Deputados.

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