Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) se propõe a refletir sobre a importância da inclusão do tema Comunicação Pública Governamental como disciplina nos cursos de graduação na área de Jornalismo considerando a existência de uma lacuna no processo de aprendizado dos discentes neste nível.
Apresenta, a partir desse objetivo, um plano de ensino estruturado para ser incorporado à grade curricular das faculdades de forma a suscitar o debate acadêmico sobre o assunto, propiciando conhecimento, estudo e pesquisa, além de melhor qualificação profissional.
Utiliza como estratégia metodológica a pesquisa bibliográfica e agrega à abordagem dialética a opinião de professores, especialistas, profissionais e autores por meio da aplicação de questionários e/ou realização de entrevistas semiestruturadas.
O projeto de pesquisa não esgota a análise do problema mas aponta para a necessidade de um olhar mais atento para as faculdades de Jornalismo na perspectiva de propiciar a adesão a propostas de ensino mais ousadas e alinhadas às novas exigências da sociedade da informação como apontam as Diretrizes Nacionais Curriculares para o curso de Jornalismo, elaboradas em 2009.
Por fim conclui que o ensino da Comunicação Pública Governamental deve integrar a pauta de debate sobre o Jornalismo do século 21 considerando, entre outros fatores, a função social preponderante que as instituições públicas têm no fortalecimento da cidadania e na garantia do direito à informação.