Transparência quanto à arquitetura da informação e usabilidade: caso do portal da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

TEIXEIRA, Jackeline Saori. Transparência quanto à arquitetura da informação e usabilidade: caso do portal da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, v. 14, n. 35, p. 39-63, 2021.

TEIXEIRA, Jackeline Saori

Parte considerável da literatura sobre transparência pública se debruça somente sobre as exigências legais. À vista disso, propõe-se a observar o caso da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, especificamente o sítio online institucional, mediante a perspectiva da arquitetura da informação e usabilidade, de modo a investigar como é praticada a transparência pela instituição através do sítio virtual. Para isso, utiliza-se a técnica de observação sistemática e uma lista de verificação. Observaram-se problemas quanto à nomeação ambígua das categorias nos menus, ordenação das informações nas páginas secundárias e a apresentação das informações de forma não facilitada ao usuário. Desse modo, compreende-se que o foco da transparência online realizada pela instituição não se restringe ao constrangimento legal, mas se refere a uma concepção dos próprios agentes sobre o que ela seria.

Compartilhe