TRIPLA IDENTIDADE EM TENSÃO: as possibilidades da etnografia em mídias legislativas

BERNARDES, C. B.; NUNEZ, Sarah Albertina Cerqueira. Tripla identidade em tensão: as possibilidades da etnografia em mídias legislativas. Brazilian Journalism Research, Brasília, v. 17, n. 2, ago. 2021.

 BERNARDES, C. B. e NUNEZ, Sarah Albertina Cerqueira

Este estudo analisa desafios, obstáculos e avanços teóricos e metodológicos que a perspectiva da etnografia das organizações pode trazer à pesquisa em jornalismo, com base em duas análises das mídias legislativas do Congresso Nacional. Discute-se como a tripla identidade de etnógrafa-jornalista servidora pública complexifica as análises sobre esses veículos, criando um ambiente favorável à reflexividade. Partindo do pressuposto de que tais mídias são um espaço privilegiado para observar a relação entre os campos político e jornalístico, o estudo conclui que os ganhos da etnografia estão relacionados à possibilidade de perceber e compreender a identidade híbrida dos sujeitos observados, e do próprio pesquisador.
No contexto estudado, o papel político dos atores é complexificado e colocado em evidência, o que amplia a compreensão do papel social do jornalismo.

Compartilhe