“TV Brasil” e a democratização da televisão brasileira no atual cenário de concentração midiática

ACSLRAD, Márcio; LIMA, Natália Maia Flávia. "TV Brasil" e a democratização da televisão brasileira no atual cenário de concentração midiática. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, São Cristóvão, v. 15, n. 2, 2013.

ACSLRAD, Márcio e LIMA, Natália Maia Flávia

 O processo de globalização imprimiu uma nova realidade social, política e econômica ao planeta. Trouxe à tona uma nova tendência mercantilista de aglomeração de empresas em grandes grupos empresariais cujas atividades ultrapassam as fronteiras. As empresas de mídia também se adequaram a esta nova realidade, de modo que em muitos países percebe-se uma situação de concentração midiática, com poucas empresas atuantes no setor. Neste sentido, o presente trabalho busca compreender o fenômeno da concentração midiática, suas consequências e visa ainda considerar as possíveis soluções para esta problemática. Situando-se no contexto brasileiro, analisamos a nova emissora pública criada pelo Governo Federal – TV Brasil, e o efetivo potencial democratizante que ela pode representar, considerando os seus modelos de gestão, financiamento e programação.

 

 

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