Esta pesquisa teve por objetivo verificar, a partir de uma análise editorial, se a TV Câmara de Itajaí se constitui uma política pública de comunicação sob a ótica dos conceitos de comunicação pública. Assim, procurou traçar um perfil sócio-histórico da TV Câmara da cidade de Itajaí/SC, revelar os critérios editoriais praticados pela emissora e perceber se a programação exibida pode ser considerada uma política pública de comunicação. As bases teóricas principais foram políticas públicas de comunicação, comunicação pública e TVs legislativas, problematizadas por discussões sobre mídia, política e democracia. A pesquisa utilizou a metodologia do estudo de caso, partindo da análise qualitativa de reportagens e programas de entrevistas produzidos pela TV Câmara de Itajaí. A coleta de evidências em fontes ‘documentais e de ‘observação direta’ possibilitou identificar que os gêneros e formatos jornalísticos utilizados na programação evidenciam critérios de acordo com o desenvolvimento do conceito de comunicação pública no Brasil. O estudo também apontou que a TV Câmara de Itajaí possui carências de participação dos cidadãos para o aprimoramento da esfera pública, bem como de ações que promovam a conscientização sobre o exercício da cidadania e, ainda, de mecanismos que previnam um dos maiores riscos às democracias recentes, que é a apropriação de bens e serviços públicos para interesses privados e promoção pessoal.
TV Câmara de Itajaí como política pública de comunicação: uma análise editorial sob a ótica da comunicação pública
FLORES, Maurício da Rocha. TV Câmara de Itajaí como política pública de comunicação: Uma análise editorial sob a ótica da comunicação pública. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí/SC, 2021.
FLORES, Maurício da Rocha